Coisas que quem vem morar na Espanha nunca entenderá I

Já adianto: a lista é infinita.

Eu tentei recuperar algumas reflexões no twitter, mas foi impossível encontrá-las (se alguém conhece um caminho fácil, que me avise). Mas essas "coisas" passeiam entre o assassinato de toros em praça pública, o hábito de jogar toco de cigarro e guardanapo no chão dos bares, e o bigode do ex-presidente Aznar - apesar de que ele já fez a barba e o bigode ficou no passado.

Mas hoje meu lisitado foi enriquecido com uma aportação que acredito ser insuperável. Atenção ao título da notícia:

O neto do Rei, ferido gravemente depois de disparar acidentalmente no próprio pé, se recupera

O neto mais velho do Rei, de apenas 13 anos, sofreu um acidente quando praticava tiro junto ao seu pai, na sua fazenda privada em Soria. O menino foi operado e está internado em um hospital madrilenho.


"Criança", "arma", "Rei" (com maiúscula), "disparo" "pai", "fazenda privada"... tudo isso em uma mesma notícia... Só faltou explicarem que o menino está utilizando sistema público de saúde para sua recuperação, mas isso é lógico.

Tivemos que esperar algumas horas para que os principais jornais da Espanha publicassem outra notícia, onde a Guarda Civil explicava que uma criança de 13 anos não pode disparar ou manejar uma arma de fogo, nem sequer uma pistola de ar comprimido.

Ninguém explicou nada. Nem o Rei, nem o pai do piazinho, nem a polícia. Aliás, polícia falou que é proibido... mas não disse se o pai do guri de 13 anos vai ser investigado e que tipo de pena ele pode ou deve sofrer.

Pra quem ainda não entendeu, dizem que a Espanha é um país desenvolvido. Mas com esse post quero dizer que aqui existem problemas bem parecidos com os que temos no Brasil. É claro que eu posso explicar alguns deles, mas em outros casos - como esse - a própria história é a meia palavra que basta.


4 comentarios:

  1. rsm disse...:

    Isa,
    E agora o Rei, que estava matando elefantes na Botsuana a 20.000€ por animal enquanto 5 milhões de pessoas penam no desemprego, quedrou as cadeiras no meio da savana e agora teve que trocá-las por uma prótese... À família real não deveriam dar permissos de armas...
    Beijo, Raul.

  1. Unknown disse...:

    cê viu, amigo? tá faltando um post sobre esse tema em um dos nossos blogs!
    beijo!!!

  1. Anônimo disse...:

    Corretores de imóveis em ALICANTE / Espanha para Compra e Venda de apartamentos, casas, comerciais.

    São Paulo-SP (11) 983 115 770 Skype: grupafer
    Jundiaí-SP (11) 995 096 306
    E-mail: alicanteimoveis@gmail.com - www.alicanteimoveis.blogspot.com

    Os melhores imóveis da Espanha você encontra na ALICANTE Imóveis

  1. Anônimo disse...:

    Pasmem!!! o neto do rei em hospital publico...criticar as atitudes do Rei quanto à essa atividade concordo....comparar com o Brasil, ja é demais...o cara da um tiro no proprio pé...com 13 anos...aqui nem mesmo chegam á essa idade e ja estão matando pais de familia...1 caso na espanha...milhoes aqui no Brasil....sem contar que as vitimas se precisarem de hospital publico estão F....

Postar um comentário