Ranking de corrupção mundial

Hoje, lendo uma reportagem sobre a corrupção na Espanha, encontrei esta informação. É um mapa-índice da percepção da corrupção apresentado pela "Transparência Internacional".

Atualmente se fala muito sobre o desenvolvimento do Brasil e sobre como ele é um dos países emergentes e prometedores para o futuro. Mas para mim, enquanto a gente tiver problemas de base como este, o Brasil vai continuar sendo aquele meu velho conhecido de sempre...

O BR está na posição 69 e a Espanha em 30º lugar no ranking de percepção da corrupção.
Interessante observar nossos vizinhos: Chile, Uruguai - França, Holanda... e meu favorito: Finlandia, em 1º.  Na próxima vida.. em alguma vida, eu nascerei Finlandesa.

Também impressiona Itália, na posição 72 e Nova Zelândia, também com um 1!



Entre as coisas interessantes que li no artigo que se chama "En política no existe la presunción de inocencia. Si te acusan, dimites", está resposta do especialista Manuel Villoria, professor e membro do Conselho de Direção de Transparência internacional:

A Espanha é um país corrupto?
Por natureza, não. É um país com bastante corrupção política, mas não com corrupção sistêmica. Um país com corrupção sistêmica é aquele onde para levar uma criança ao colégio, você tem que pagar um suborno.. Ou para poder ir ao médico, ou aos policiais...

0 comentarios:

Postar um comentário