A volta ao Brasil I

Esse é daqueles assuntos sem fim. A história recorrente que sempre vem à tona, que sempre se debate em casal, constantemente questionado pelos amigos e calado pelos pais e pela família.
Mas é o tema que sempre existe dentro do expatriado. É como a saudade. Dorme, mas não desaparece.

Com a inversa situação econômica entre Brasil e Espanha, "a volta" é mais falada, perguntada, debatida.

Ontem eu estive em um evento onde conheci muitas brasileiras que estão na Espanha há diferentes
 períodos de tempo e por diferentes motivos. Todas temos vontade de voltar pro país onde nascemos e concordamos que o principal motivo que nos faz questionar sobre se "ir" é melhor do que "ficar", se resume em situações como essa:

Restaurantes da zona oeste de SP são alvos de arrastão


Fonte: Folha de SP


Arrastão? 

Sério. Eu não sou muito exigente com a vida.
Só quero poder passear em paz por uma cidade, tomar um vinho com meu namorado, uma cerveja com meus amigos e uma cocada com meus pais. E voltar pra casa de madrugada andando e sem sentir medo. Mais nada.
Um dia eu vou voltar ao Brasil, todo mundo volta. Mas talvez seja por isso que a gente demore tanto em dar esse passo.

3 comentarios:

  1. Anônimo disse...:

    Bueno, bueno.
    Ya llegó el español del blog!
    Creo que con el espíritu tan jovén que tienes, sumado a tus muchas capacidades, tienes tiempo todavía de volver a Brasil, vivir allí 10 años, volver a España, vivir aquí otros 10 años, volver a Brasil, vivir allí 10 años más, volver a España, vivir aquí unos 10 años,volver a Brasil, vivir allí, por ejemplo, 10 años, volver a España, vivir aquí 10 años o más,.. ya he perdido la cuenta,.. pero bueno, el hecho es que tienes tantas vidaS por delante que pienso que no deberías darle muchas vueltas al tema.
    Ahora hay crisis aquí, dentro de unos años la habrá allí, luego volverá aquí y así seguirá este mundo durante unas cuantos siglos más.
    Yo estoy pensando en irme a vivir a Nueva Zelanda desde hace ya algunos años, no por la crisis, sino por que me gusta aquel país. No sé si me iré dentro de unos años, pero igual que me voy puedo volver más adelante o irme a otro país, por ejemplo a Brasil, jaja.

    Hay que fluir y dejarse llevar. Lo más emocionante de esta vida es no saber lo que vas a hacer!!

    Un abrazo, Coolinha!!

    Enrique.

  1. Unknown disse...:

    :) 10 años es mucho tiempo, Enrique! No sé si aguanto tanto tiempo en un mismo lugar! ajajaja

    Y esto sí lo tengo claro: ninguna bendita crisis financiera, ningún banco o político van a decidir por mi ni dónde ni porqué me voy a vivir en algún lugar :)
    Por ahora estoy aqui y luego... Bueno.. ya tocará.

    Me encanta la idea de NZ. Tengo amigos ahí que (por lo que sé) aún no tienen planes de volver a BR.

    Gracias por la visita, como siemre.
    un abraço!!!

  1. Fer Turini disse...:

    Eu sai do Brasil ha 10 anos atras, sempre disse que UM dia (sempre com conotacao distante) eu voltaria, cada vez que volto pra passear esse dia parece mais distante... Outro dia li que sao 6 meses maximo para adaptar-se a um pais novo e minimo 2 anos para adaptar-se ao seu propio pais (claro que existem excecoes), mas eh verdade que cada vez que vou me sinto mais E.T.. Viver fora do seu propio pais e principalmente abrir-se a outras culturas significa tambem olhar para sua propia cultura e poder escolher o que dela realmente queremos usar na nossa vida! Sendo assim, o choque cultural na volta ao Brasil, digo em meu caso e de muitos conhecidos, seria ainda maior ja que eh dificil que as pessoas que amamos e ai viveram toda a vida entendam essa escolha que fizemos de deixar pra tras ideias e conceitos que tinhamos! Esse eh meu dilema! Amo ler teu blog amiga!!! te adoro! beijos

Postar um comentário