"Spain is Different"

De repente você lê uma notícia e se sente em casa...

"Um surdo (de nascimento) é multado com 200 euros por usar o celular enquanto dirigia"


"Hein?" Você se pergunta, impactado por uma manchete comum pra quem vem de um país onde tudo é possível, acreditando que no tal do 1º mundo essas mesmas coisas não são frequentes.

Seus olhos seguem as linhas:
"O homem, com uma capacidade auditiva nula, tentou explicar aos agentes de trânsito que se tratava de um erro".

As surpresas não param:

"O homem nunca teve um telefone celular, mas em fevereiro do ano passado, quando conduzia pela estrada, uma patrulha da Guarda Civil o fez parar. O condutor não entendia o que os policiais tentavam dizer e mostrou o carnê de conduzir que comprova sua surdez, mas ele não foi capaz de se explicar.
Chegando em casa, com a ajuda do seu sobrinho, tentou conversar com a DGT - Direção Geral de Trânsito - e foi ignorado. Devido ao atraso no pagamento, o valor da multa subiu para 220€.
Para evitar problemas, ele pagou os 220€, mas apresentou uma denúncia. Segundo sua advogada, sua demanda demorará dois anos para ser resolvida".
Fim.

Esse post é pra todos os que pensam (pensamos) que na Europa as coisas são diferentes. Pode até ser que na EUROPA - com maiúsculas e em negrito - sim... mas isso aqui é Espanha e o nome desse blog bem que poderia ser - como dizem os espanhóis - "Spain is Different". Pra gente, é "Igualzinho ao Brasil", em muitos casos.

8 comentarios:

  1. Zé Guerra disse...:

    Portugal, Espanha e Itália deram melhor sorte na loicalizaçãop, mas são o 3º mundo na Europa, como eu vinha salientando

  1. Unknown disse...:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Cris Campos disse...:

    O que mais me espanta nessa notícia é como um surdo conseguiu tirar carteira de habilitação? Então quer dizer que a audição não é necessária pra dirigir?

  1. Unknown disse...:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Unknown disse...:

    Cris, que bom te ver por aqui!!!
    Então, eles podem dirigir sim, tanto no Brasil como na Espanha. Basta com que passem nas provas que são exigidas à todas as pessoas que tiram a carteira. Nos outros países eu não sei.

    Aqui, por exemplo, existem algumas discussões sobre esse tema e quando os surdos tiveram proibida a ajuda de intérpretes durante o exame de condução, se criou a maior polêmica por considerarem uma medida discriminatória. (http://www.20minutos.es/noticia/370475/1/)

    Eu lembro que meu vizinho de infância que era surdo-mudo, o Caio Lucio, começou a dirigir qdo fizemos 18 anos. Ele tinha uma placa de cor diferente, para que os demais motoristas pudessem identificar a sua necessidade especial.
    (sobre o direito dos surdos dirigirem no BR: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=359554

    Encontrei esse blog de uma brasileira, surda, mora na Alemanha e é amante do volante! Ela conta sua história http://oliviacastrocranwell.wordpress.com/2009/06/05/%C2%BFlos-sordos-pueden-conducir/

    E só pra finalizar, lendo em alguns fóruns, encontrei um par de comentário que me pareceu bem válido: "um surdo dirigindo é a mesma coisa que um cara com o carro tuneado e o som no máximo". E essa: Un sordo al volante no es ningun peligro, ¿cuando un bocinazo o un grito os a librado a vosotros de tener un accidente? con las ventanillas subidas y con musica dentro del coche somos todos sordos.

  1. Unknown disse...:

    Zé!!!!! Você ainda lembra de mim???
    Meu querido, que saudades!
    Sim, dizem que somos o "terceiro mundo" da Europa - digo assim, odiando essa expresão depreciativa. De todas as formas, esse não é o problema. O problema real é que eles não aceitam a sua condição de menor desenvolvimento econômico. Você lê nos jornais: "Mas na Alemanha, Só que na França, Os dados europeus"....

    E assim seguimos na Espanha... vivendo por cima das nossas possibilidades, com o nariz empinado, olhando feio para quem eles consideram 3º mundo e reclamando - sempre.

    Bom te ver aqui, bombom.
    beijinhos.

  1. Anônimo disse...:

    ºE proibido surdos terem a carta de conduzir, assim como pessoas com doenças de coraçao, diabetes e outros. Sou professor de conduçao e trabalhei em "ESPANHA".E posso confirmar que a GUADIA CIVIL tem razão,e LEI na Europa Comunitaria.Sou Luso Portugues, pq nasci numa ex-colonia, devemos ser justos na CRITICA E NÃO POLITIZAR as noticias sem conhecimentos. Abraços a todos.-

  1. Unknown disse...:

    Oi, Anônimo: Olha só, não sou especialista em "condução" - nem pretendo -, mas a notícia (que saiu de um jornal e não foi inventada por mim), é clara ao dizer que um surdo tinha sim um carnê de conduzir - e que, pelo visto, ele poderia tê-lo.

    A notícia não é sobre se ele poderia tê-lo ou não, e sim que mesmo ele tendo o tal carnê - que confirmava a sua surdez, ele dirigia falando ao celular. A ironia é justamente esta: como ele falaria ao celular se o carnê de conduzir confirmava que ele é surdo? Ou seja, ele foi multado injustamente - repetindo: não por ser surdo, mas por dizerem que um surdo falava ao celular.

    Qto ao de politizar, nao creio que seja justo o seu comentário. Eu não tenho a intenção de politizar nada por aqui... simplesmente de mostrar como são as coisas deste lado do mundo - e em muitos casos, de opinar.
    Este é um espaço meu, por onde passam umas 5 pessoas por dias. Como minha opinião não interessa à (quase) ninguém - pq sou apenas uma pringada da vida - não acredito que este blog chegue a ter maior importância a ponto de ter a intenção de "politizar as notícias sem conhecimentos".

    De todas as formas, obrigada pela sua visita e comentário :)
    abraço pra vc tb.

Postar um comentário